domingo, 9 de junho de 2013

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DO YOGA

A prática do yoga é uma ciência milenar que produz efeitos, tanto orgânicos, como emocionais e psíquicos, e vai além, chegando ao nível das energias mais sutis, que muitas vezes são percebidas, mas por falta de conhecimento, são confundidas com reações orgânicas (tontura, formigamentos, etc.).
 
Ter um conhecimento mais amplo daquilo que se está fazendo facilita na elaboração e execução de qualquer tarefa, no caso do yoga este saber amplia os benefícios, pois os traz a consciência, o que proporciona um maior aproveitamento destes na vida "pós-horário de prática". Os ensinamentos do yoga não se resumem à prática, eles se estendem para a vida toda, nas formas de relação com o mundo e consigo.
 
O curso de Introdução à filosofia tem como objetivo apresentar e/ou aprofundar o conhecimento destas energias ao praticante e, também, àqueles que não praticam, mas se interessam pelo assunto.
 
Aqui discutiremos questões como:
  • O Eu
  • A importância de se ter um Guru
  • O que é o Yoga e seus ramos clássicos
  • As diferentes visões do Oriente e do Ocidente sobre o Yoga e sobre o Planeta
  • Os Chakras
Estes e outros assuntos serão abordados durante a primeira parte do curso. Na segunda parte desenvolveremos a parte prática desta filosofia.
 
Início: 05/07/2013
 
Horário: 18:00 às 20:00
 
Condução: NARANI KHUSALA VERARDI
 
Local: YOGA PREMAN
           R. Pres. Rodrigues Alves, 206 - Centro - Suzano
 
 
Informações e Inscrições:
 
(11) 4743-1649
 
 
 
 
 

domingo, 2 de junho de 2013

"Se os benefícios do yoga pudessem ser colocados em um remédio, ele se tornaria a droga mais vendida do mundo inteiro"
Meera Balasubramaniam

 
Um estudo recente  realizado por Balasubramaniam, Telles e Doraiswamy  que analisou mais de cem pesquisas a respeito dos benefícios do yoga chegou à conclusão de que se o yoga fosse um remédio ele seria como aqueles remédios vendidos em feiras livres, que prometem curar desde uma gripe até o câncer, mas com a vantagem de que seus efeitos tem comprovação científica, além da comprovação prática por parte daqueles que, por milhares de anos, vem se curando de muitos males orgânicos, psíquicos e até espirituais.
O trabalho mostrou que a prática do yoga foi eficaz mesmo para aqueles que não faziam uso de medicamentos, destacando os resultados positivos contra a depressão, insônia, hiperatividade e esquizofrenia.
Nessa pesquisa concluiu-se que os benefícios do yoga são compatíveis aos das psicoterapias e dos antidepressivos.
 
O resumo do estudo intitulado "Yoga on Our Minds: a systematic review of yoga for neuropsychiatric disorders" está neste endereço: