domingo, 21 de agosto de 2011

DIVIRTA-SE PRATICANDO YOGA

A prática do yoga deve ser séria, mas trabalhar com seriedade não significa que a prática deva ser chata. O professor Cláudio Duarte sempre exige de seus alunos seriedade e enfatiza que os asanas (posturas) devem ser feitos com alegria interior.

Uma técnica que aprendi na Índia com o Acharya (professor) Prem Bhatia, da Vishwa Bharti Yoga Sansthan, é uma prática séria e muito divertida chamada “Laughing” ou “Risada”, ela consiste em se sentar num asana – por exemplo: siddhasana (postura da perfeição), padmasana (postura do lótus) ou vajrasana (postura do diamante ou do raio) – e rir. A primeira vista parece fácil, mas o Achariaji insiste que a risada deve ser feita com alegria no coração, é aí que está o desfio!
Existem várias outras técnicas que resgatam a alegria interior, a qual vai se refletir no exterior, como o lolassana (postura do balanço) ou o simhasana (postura do leão).

Portanto, seja lá o que você estiver fazendo: trabalhando, estudando, comendo, dormindo e principalmente praticando hatha yoga e meditação, nunca se esqueça da sua alegria interior.

O vídeo abaixo foi publicado por uma grande amiga no facebock e fala de uma forma divertida sobre o ensinamento muito sério de um dos mais importantes mestres da Índia, Maharish Ramana, um ser que conseguiu atingir o grau mais elevado da consciência, o samadhi.

QUEM SOU EU?

Essa pergunta, segundo Ramana, é a verdadeira busca e ele pedia para que seus discípulos meditassem sobre ela. Quem conseguisse responde-la, como ele o fez, se tornaria um iluminado também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário