FILOSOFIA YOGUI

YOGAH CHITTA VRITTI NIRODHA (YSP 1.2) 
YOGA É CONTENÇÃO DAS ATIVIDADES DA MENTE

 A origem do yoga é tão antiga que se perde no tempo, alguns chegam a afirmar que ela se dá com a criação do universo. Se pensarmos que o objetivo maior do yoga é voltar à essência, à fonte criadora, isso faz todo sentido.
Há muitos milhares de anos os ensinamentos do yoga eram transmitidos de forma oral de mestre para discípulo, mas com o passar do tempo o ser humano começou a involuir e sua capacidade de memorização a diminuir, isto ocorre por conta da transição das eras (Ugas) que vão desde uma época em que a alegria, o contentamento e a harmonia reinam absolutos decaindo até chegar à época em que a violência e a desarmonia reinam – esta é a que vivemos hoje (Kali Uga), então se tornou necessário escrever os ensinamentos para que não se perdessem. Os primeiros registros escritos sobre a filosofia do yoga estão nos Vedas, com mais de 10.000 anos, que é dividido em quatro livros que tratam entre outros assuntos sobre a criação do universo.

O Srimad Bhagavad Gita (Sublime Canção do Senhor) é um dos principais textos clássicos, nele o Deus Krishina passa todo o conhecimento do yoga para o guerreiro Arjuna em pleno campo de batalha, durante a guerra de Kurukshetra. Mas é o Rish (sábio) Patanjali quem nos presenteia com o yoga da forma como conhecemos hoje quando compila todos os ensinamentos em seu livro Yoga Sutra.
Tudo o que foi revelado pelos antigos Rishs está escrito nos textos sagrados, estes seres que conseguiram atingir o grau máximo do yoga, falavam de física, biologia e medicina e muitas dessas revelações vêm sendo confirmadas pela ciência atual, embora o yoga não precise de comprovação são muito importantes as pesquisas feitas na área, pois isso ajuda a desmistificar e traz para mais próximo das pessoas essa prática maravilhosa e tão benéfica para a saúde psicofísica de todos.