YOGA e CIÊNCIA

Há mais de 10 mil anos os Rishs (sábios yogis) já haviam intuído aquilo que hoje a ciência vem comprovando: o yoga mantém o corpo, a mente e as emoções saudáveis e em equilíbrio.

Atualmente estão sendo feitas inúmeras pesquisas científicas em universidades renomadas em todo o mundo que comprovam a eficácia de sua prática. Estudos demonstram que o yoga promove grandes benefícios para saúde, ajudando a melhorar e até a curar doenças físicas e psíquicas.


Isso acontece porque o yoga, e especialmente o Hatha Yoga, é a uma prática completa que engloba tanto o trabalho orgânico como o nervoso, o emocional e o psíquico, vale lembrar que nenhum ser é dividido em partes, com muitos pensam, organismo, sistema nervoso, sistema emocional e o psicológico, e podemos incluir aqui o espírito também, todos atuam juntos, são interdependentes e quando um deles falha todos os outros se desequilibram também. Outras práticas yogis como a meditação, que vem do Raja Yoga e que tem sido bastante estudada, ajudam a manter a mente tranquila e consciente.
Agora, se você quer saber o que yoga pode realmente fazer pela sua saúde e seu bem-estar comece a praticar!
Só através da prática é possível entender o que realmente é o yoga e o que ele pode te dar!
Praticando com sinceridade você pode comprovar em seu próprio organismo os benefícios para sua saúde quando, por exemplo, sua capacidade respiratória melhora, seu intestino começa a trabalhar regularmente, sua pressão arterial se normaliza, as dores nas costas desparecem e com ela foi o excesso de gorduras. Os benefícios para seus sistemas emocional e nervoso são comprovados quando você tem uma noite de sono tranquila e consegue se controlar diante de uma situação desagradável e se a mente está mais calma esse é mais um benefício.
E isso se converte em mais harmonia na sua relação familiar e social, melhor rendimento no trabalho e nos estudos, mais alegria em viver porque todo seu ser está em equilíbrio com o ambiente externo - família, sociedade, natureza, o planeta, o universo - e com o ambiente interno, que é você.
Somente através da vivência é possível sentir todos os benefícios do yoga sobre seu organismo, sua mente e sua vida.
Como disse um filósofo yogi: “Quando uma prova é obtida, mesmo que seja pequena, isso nos dá fé em todos os ensinamentos do Yoga”