sábado, 5 de outubro de 2013

MUDRAS TERAPÊUTICOS

O Hatha Yoga é composto por uma serei de técnicas que isoladas ou combinadas trazem grandes benefícios para saúde psicofísica de quem as pratica.

Uma dessas técnicas, chamada Mudra, consiste em executar posturas que vão trabalhar com as energias dos corpos fazendo com que estas se movam, desobstruindo os canais (nadis) por onde circulam as energias sutis e equilibrando o funcionamento dos centros de distribuição delas (Chakras), o que promove saúde para o organismo, tranquiliza o sistema nervoso, harmoniza o sistema emocional, melhora a memória e ajuda a relaxar o corpo e a mente. Estes gestos podem ser feitos com as mãos, os pés, os olhos, a língua e até com o corpo todo.
 
 
Os mudras também são bastante usados em outros ramos do yoga, na dança indiana e na medicina Ayurvedica (sistema de medicina indiana).
 
 
 
No curso sobre Mudras Terapêuticos – a saúde em suas mãos a Professora Miriam Regina Xavier de Barros trabalha com os mudras de mãos, que são gestos simples que ajudam a reestabelecer e manter a saúde física, mental e psíquica.
A Professora Miriam Regina Xavier de Barros é especializada em mudras terapêuticos e teve seu trabalho premiado no III Simpósio de Medicina e Práticas Contemplativas da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, que é um centro de referência em pesquisas na área.

Um comentário: